Mais um programa do Governo Municipal saiu do papel. É o programa Remédio em Casa, que realiza a entrega de medicamentos na residência dos pacientes. Nesta etapa, o programa está voltado à distribuição de remédios de Saúde Mental e abrange as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mais de 2 mil pacientes já estão sendo beneficiados.
O Remédio em Casa iniciou na primeira semana de março deste ano, como um projeto piloto na UBS Salete. Duas semanas depois foi estendido para as UBSs Santa Cecília e Jardim América. Na sequencia, foi a vez das UBS Scândia/Panorama e Santo Onofre serem contempladas. Posteriormente mais unidades foram beneficiadas e em maio as UBSs Clementino, Record/Ponte Alta, Silvio Sampaio, Parque Pinheiros e Suiná já realizavam o programa.
As UBSs Jardim das Margaridas, Oliveiras/Marabá e Dra. Maria José de Albuquerque passaram a contempladas pelo Remédio em Casa este mês.
O secretário de Saúde explica como se deu a escolha do grupo de pacientes. “Durante a pandemia, vários pacientes, principalmente os que utilizam medicamentos psicotópricos, de Saúde Mental, abandonaram os tratamentos. Como forma de retomar esses tratamentos, escolhemos esse grupo para dar início ao programa. Hoje contamos com 10 motoboys que realizam a entrega dos remédios na residência dos pacientes e, em média, são feitas 100 entregas por dia”, declara.
Para garantir o retorno dos pacientes de Saúde Mental, nas unidades em que há o Programa Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um levantamento e as agentes comunitárias de saúde realizaram a busca ativa daqueles que abandonaram o tratamento durante a pandemia. Segundo a pasta a adesão aos tratamentos melhorou de forma significativa.
Agnaldo Santos Souza, coordenador de Assistência Farmacêutica da Prefeitura, explica como o programa funciona. “A adesão ao Remédio em Casa não é obrigatória. Então, o paciente tanto pode procurar a UBS de referência para saber mais informações, como também na consulta o médico orienta sobre o serviço e direciona o paciente para a farmácia da unidade. Antes de aderir ao programa, é necessário assinar um termo de aceitação com as orientações. Após a adesão ao programa, os medicamentos são entregues na residência do paciente em até 24h”, comenta.
AMPLIAÇÃO
A Secretaria de Saúde pretende ampliar o programa com a entrega do kit diabetes (lancetas, tiras reagentes, seringas, entre outros) em domicílio . O objetivo é beneficiar os pacientes, principalmente os que são idosos, têm dificuldade de locomoção ou que não conseguem retirar os insumos no horário agendado pela unidade.
0 Comentários
Construindo história e provocando mudanças. Notícias em Taboão da Serra e região ...