O eleitor em geral, mais especialmente os chamados espertalhões, não tem o mínimo escrúpulo em enganar políticos. Levar vantagem sobre políticos e candidatos não é crime e nem sequer pecado no entender daqueles que usam os mais variados estratagemas para arrancar deles dinheiro ou outro tipo de benefício. Acorda gente que o municipio é nosso escolha aquele que vai lhe representar com dignidade. Estamos juntos "PratiCidade"
Agora o bicho vai pegar!! Com a materia publicada em primeira mão no Portal Otaboanense registrou se o alerta para muitos espertos na polidica demagogica de muitos anos na região.
A reportagem explica que com o final da janela de mudança partidária no último sábado, dia 2, Taboão da Serra e região começam a conhecer os pré-candidatos que disputarão as eleições de outubro.
Faltando seis meses para o pleito, o cenário político ainda pode mudar, mas já é possível conhecer os principais nomes que pretendem ir a disputa eleitoral.
Na Assembleia Legislativa do Estado, onde pretendem concorrer a maioria dos pré-candidatos da cidade a deputado estadual, são 94 vagas. Já no congresso nacional, a bancada paulista soma 70 representantes.
O Portal O Taboanense lista aqui os principais nomes de Taboão da Serra na disputa que já se declaram publicamente para a Assembleia Legislativa do Estado e para o Congresso Nacional.
Eduardo Nóbrega (Podemos)
Candidato do prefeito Aprígio, Eduardo Nóbrega busca pela primeira vez uma vaga na Alesp. Já foi vereador por dois mandatos, candidato a prefeito nas eleições de 2020 com quase 32 mil votos e ocupava até março o cargo de secretário de manutenção de Taboão da Serra. Ele deixou no último dia 1 o MDB e se filiou ao Podemos.
“Acredito que Taboão da Serra e região precisam de uma liderança que seja comprometida com as nossas cidades, que traga recursos, independente de quem seja o prefeito dos municípios da região. Precisamos de pessoas novas que possam revigorar a política regional, que tenha comprometimento com os nossos municípios, que busquem novos investimentos para melhorar a saúde, em especial o HGP e o HGIS, além da segurança, que é um dos maiores desafios que temos pela frente”.
Analice Fernandes (PSDB) No seu quinto mandato como deputada estadual, Analice busca a reeleição. Além de ser uma liderança na região, ela tem forte eleitorado no noroeste do Estado, principalmente em Jales, sua terra natal. Sobre seu mandato, Analice disse ao Portal O Taboanense que “nosso trabalho tem sido pelo desenvolvimento da região sudoeste, seja com emendas, seja como interlocutora junto ao governo do Estado para que investimentos possam ser feitos em áreas prioritárias para a nossa população, como por exemplo, a viabilização da estação Vila Sônia do Metrô, as escolas de período integral, a implantação dos Poupatempos. Como mulher e enfermeira defendo também a implantação de políticas públicas de defesa da mulher contra a violência e pela valorização da enfermagem”.
Ely Santos (Republicanos)
Nas eleições de 2018 Ely Santos, irmão do prefeito de Embu das Artes, e então moradora de Taboão da Serra, ficou na segunda suplência do seu partido (Republicanos) com 49.426 no Congrsso Nacional. Ela assumiu o mandato em novembro do ano passado e enviou mais de R$ 4 milhões em emenda para as cidades da região.
Ely Santos deve se candidatar novamente a deputada federal pela região. A reportagem não conseguiu contato com ela.
Evilásio Farias (PSB)
Ex-prefeito de Taboão da Serra (dois mandatos), ex-deputado federal (por dois mandatos), ex-vereador e secretário de assistência social da Capital no mandato de Marta Suplicy, Evilásio irá colocar seu nome mais uma vez a apreciação dos eleitores para uma das cadeiras do Congresso Nacional.
“Atendendo uma solicitação do meu partido e o vazio que existe na nossa região no congresso nacional, estou mais uma vez submetendo meu nome a deputado federal. O maior aporte financeiros de recursos para nossa região, e principalmente Taboão, vem dos deputados federais. E eu fiz isso quando fui deputado. É importante nossa região fazer como outras regiões do Estado, estreitando as cidades com o cenário nacional, facilitando a alocação de recursos para nossa região. É bom que a população entenda que a União concentra o maior recurso público e fica mais fácil cobrar o candidato da região, não os deputados Copa do Mundo, quem só aparecem de quatro em quatro anos”.
Najara Costa (Psol)
Uma das jovens lideranças da cidade, com forte presença nas redes sociais, a professora e socióloga Najara Costa disputou em 2020 as eleições para prefeita, ficando em quarto lugar, com mais de oito mil votos. Defendendo um “sopro de renovação” na política taboanense, Najara disputa pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.
“Serei sim candidata a deputada estadual por Taboão da Serra e região. Estou sendo procurando por moradores para a consolidação de uma candidatura a deputada estadual. O cidadão de Taboão da Serra se diz muito cansado e desiludido com os representantes da região. Nós sentimos essa responsabilidade de organizar esse projeto político contra esse coronelismo local e a Alesp representa muito esse coronelismo político de todo Estado de São Paulo e isso precisa mudar. É importante que tenhamos mulheres, negras, periféricas no poder político para fazer essa transformação”.
Laércio Lopes (Agir)
Comerciante e ex-vice-prefeito por dois mandatos (na época de Fernando Fernandes), Laércio busca uma vaga para deputado federal. Essa será a primeira eleição dele para o congresso federal.
Professor Moreira (PSB)
Vereador de Taboão da Serra por três mandatos, Moreira saiu candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Eduardo Nóbrega em 2020, ficando em terceiro lugar nas eleições municipais. No segundo turno se declarou neutro e não apoiou nem Aprígio e nem Engenheiro Daniel. Ele deixou o PDT e na última semana se filiou ao PSB. Ele é pré-candidato a deputado estadual;
“Como deputado estadual quero estreitar os laços com os municípios vizinhos, mas principalmente trazer recursos para Taboão da Serra. Precisamos de mais um hospital, nosso HGP já está defasado. A saúde na nossa cidade está muito ruim, precisamos de mais um hospital para dar suporte, principalmente na hora de uma transferência, que tem sido o momento mais difícil. Queremos políticas sérias para nossas crianças, idosos, mulheres vítimas de violência. A luta de um deputado estadual é muito forte, gerando emprego, renda e segurança”.
Cido (Republicanos)
Cido foi vereador em Taboão da Serra por três mandatos. Na eleição de 2020 foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Engenheiro Daniel, onde foi derrotado no segundo turno. Busca uma vaga como pré-candidato a deputado estadual. Atualmente é o presidente do Conseg do Jd. Monte Alegre.
“Tenho uma construção com a deputada (federal) Maria Rosa, temos um projeto para Taboão da Serra e região e vamos trabalhar para implantar políticas públicas para nossa região”, disse.
Indeciso
Buscarini (PSD)
O atual vice-prefeito de Taboão da Serra rachou o apoio político com o prefeito Aprígio no ano passado. Duas vezes prefeito da cidade e uma vez vereador, Buscarini é um nome cotado para uma pré-candidatura de deputado estadual pelo PSD. Apesar da insistência do partido, ele diz que ainda não definiu se disputará uma vaga na Alesp.
“Continuo filiado ao PSD, recebi há um tempo atrás o convite do nosso presidente, Gilberto Kassab, para disputar as eleições como deputado estadual e estou avaliando essa possibilidade. Mas tenho que levar em conta que assumi um compromisso com a população de Taboão da Serra, minha cidade, que seria vice. Não sei se a população concorda com essa minha candidatura. Estou avaliando. Vou ter uma reunião na semana que vem. Não tem nada definido, continuo vice-prefeito da cidade, participando ativamente das minhas funções, mas não tenho uma posição definida. Mas vamos participar da campanha sim, teremos candidatos a senado, ao governado e à presidência da república”.
Fora do jogo
Engenheiro Daniel (Republicanos)
Nome cotadíssimo para a disputa de outubro pela boa votação na eleição de 2020 quando disputou a prefeitura de Taboão da Serra (mais de 66 mil votos) com apoio do ex-prefeito Fernando Fernandes, Engenheiro Daniel afirmou ao Portal O Taboanense que não irá se candidatar a nada em outubro, sendo que mantém o foco na disputa de prefeito em 2024.
Apesar de afirmar que está fora do jogo, se desincompatibilizou do cargo de secretário de obras de Embu das Artes dentro do prazo determinado pela justiça eleitoral e não deve ser totalmente descartado do jogo eleitoral.
“Todos sabem do meu desejo, que é disputar a prefeitura novamente, não sou candidato a deputado neste ano […] São especulações, principalmente por causa desse período pré-eleitoral. Agradeço muito a confiança do Ney Santos nesse tempo que fui secretário, mas isso não passa de especulação”.
0 Comentários
Construindo história e provocando mudanças. Notícias em Taboão da Serra e região ...