Canal PratiCidade: STF conclui: anulação das sentenças contra Lula será julgada pelo plenário

 A decisão se deu por 9 a 2. Os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello fizeram os votos divergentes . Fonte de consulta 247 com foto: STF | Ricardo Stuckert) 


O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira (14) a primeira parte do julgamento sobre a anulação das sentenças contra o ex-presidente Lula na Lava Jato, no âmbito da incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, definindo que o caso deve sim ser tratado pelo plenário da Corte. O julgamento será retomada na quinta-feira (15).

Os únicos a divergirem do relator, ministro Edson Fachin, foram os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. "Na minha compreensão, é regular a afetação [envio] ao plenário deste STF", opinou Fachin.

Lewandowski apontou a incoerência no julgamento pelo pleno. "Queria desde logo manifestar minha estranheza que dos milhares de habeas corpus que a Primeira e a Segunda Turma julgam durante o ano todo, por que justamente o caso do ex-presidente é que é submetido a plenário desta Suprema Corte. Será que o processo tem nome e não tem apenas capa, como o eminente ministro Marco Aurélio? Isso causa estranheza. Da última vez em que isso se fez, com aquele habeas corpus em que se discutia a presunção de inocência, isso custou ao ex-presidente 580 dias de prisão, e causou-lhe a impossibilidade de candidatar-se a presidência da República".

'Se reconheço que o relator pode afetar a matéria ao plenário, ante a envergadura do tema, o pleno pode proceder a desafetar, a dizer que incumbe, ante a organicidade do direito, à própria turma. Pode muito bem concluir pela desafetação, sob pena de o relator colocar o plenário numa camisa de força. Isso é impensável", disse o ministro Marco Aurélio.

Votaram com Fachin os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Faça uma doação de qualquer valor. Segue os dados da conta:

Banco Bradesco Agencia 2405-8 Conta nº 0072221 
ou envie direto no pague seguro link acima  no inicio do site 
_____________________________

Se preferir  temos a conta PagBank - PagSeguro!

Banco: 290 - PagSeguro Internet S.A.
Agência: 0001
Número da conta: 01883371-5
Tipo: Conta corrente
 



Realizou sua contribuição ligue e tenha uma cortesia 
 no Canal PratiCidade totalmente  grátis

Os anúncios publicados no site Anúncios Rápidos são de inteira responsabilidade dos usuários. Se você se sentiu ofendido, enganado ou de qualquer forma prejudicado ou incomodado com algum anúncio publicado, sua única opção é solicitar a revisão do anúncio, enviando tal pedido ao suporte 
disk PratiCidade :
 (11) 2803 – 4997 ou via whatssapp 11 94744 9708 

Postar um comentário

0 Comentários