Objetivo é orientar moradores quanto aos direitos do consumidor. Procure @procontaboaodaserra e acompanhe as publicações
Os moradores de Taboão da Serra agora contam com um novo canal de comunicação com o Procon Municipal. A Prefeitura criou contas oficiais do órgão no Facebook e no Instagram e a ideia é publicar informativos sobre direitos do consumidor e orientar, de forma geral, o que fazer. Para acompanhar as publicações, procure por @procontaboaodaserra e siga seus direitos nas redes sociais.
No ano passado ao Procon de Taboão da Serra formalizou 701 Cartas de Informação Preliminar (CIP). Isto é, ofícios encaminhados às empresas para que tenham ciência que de uma queixa foi registrada junto ao órgão e solicita esclarecimentos a cerca do assunto. Segundo o órgão municipal a quantidade é pequena diante do tamanho da população de Taboão da Serra, por isso a necessidade de implantar novos sistemas e estratégias.
A supervisora do Procon de Taboão da Serra, Gabrielle Tristão, explica que o Procon é um órgão administrativo, cujo papel é mediar conciliações nas relações de consumo. “A gente faz a mediação com a empresa para tentar ou solucionar o problema do consumidor, tudo isso seguindo o Código de Direito de Defesa do Consumidor. Então, atuamos em questões relacionadas às quebras das relações de consumo, como problemas com concessionárias como a Enel, Sabesp, empresas de telefonia, bancos físicos ou on-line, compras realizadas pela internet ou pessoalmente que não foram entregues ou que formam entregues em desacordo”, explica. “Também oferecemos algumas orientações jurídicas. A população, em geral, carece de informações sobre seus direitos então, mesmo que não seja uma relação de consumo, podemos orientar quais órgãos a pessoa pode procurar, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Juizado Especial Cível (antigo Pequenas Causas), para o CeJusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) ou mesmo para a Defensoria Pública”, complementa.
Hoje o Procon de Taboão da Serra está localizado na Praça Miguel Ortega, 280, no Parque Assunção. O atendimento aos munícipes é realizado presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Para abrir uma CIP, basta comparecer munido dos seguintes documentos:
- Cópia do RG, CPF ou carteira de habilitação;
- Cópia do comprovante de residência (em nome do consumidor)
- Nota Fiscal, Pedido, Ordem de Serviço, Contrato, Boleto, Faturas ou documentos que comprovem a relação de consumo;
- Endereço ou CNPJ do Fornecedor;
- Procuração (se for o caso; disponibilizada pela Procon);
- No caso de Procuração: cópias do RG e CPF do Procurador
Serviço:
Procon de Taboão da Serra
Praça Miguel Ortega, 280 – térreo, Parque Assunção
Telefone: 4788-5417 | 4786-2987 | 4786-2986
procon@ts.sp.gov.br
Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h
Atenção
SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA
Ajude a manter o nosso Canal no ar, estamos prontos a ajudar voce !
Conta PagBank - PagSeguro
Envie sua doação nosso chave "PIX" 11947449708
Somos um site independente,
sendo assim não recebemos
nenhum patrocinio publico seja
Municipal, Estadual ou Federal.
Conta PagBank - PagSeguro com chave PIX
Envie sua doação nosso chave "PIX" 11947449708
Precisamos de sua ajuda para manter nosso site no ar, distribuindo e levando as notícias, seja no computador, celular, Tablet ou outros meios tecnológicos disponíveis.
0 Comentários
Construindo história e provocando mudanças. Notícias em Taboão da Serra e região ...