Canal PratiCidade informa: PROCON DE TABOÃO DA SERRA CRIA CONTAS OFICIAIS NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM

Objetivo é orientar moradores quanto aos direitos do consumidor. Procure @procontaboaodaserra e acompanhe as publicações

 


Os moradores de Taboão da Serra agora contam com um novo canal de comunicação com o Procon Municipal. A Prefeitura criou contas oficiais do órgão no Facebook e no Instagram e a ideia é publicar informativos sobre direitos do consumidor e orientar, de forma geral, o que fazer. Para acompanhar as publicações, procure por @procontaboaodaserra e siga seus direitos nas redes sociais.

De acordo com o diretor do Procon de Taboão da Serra, Dr. Denis Uehara, a modernização do órgão municipal vai além da criação de redes sociais. “O Procon de Taboão da Serra está sendo reestruturado para atender as demandas do mundo moderno. Estamos criando um site para que o taboanense consiga fazer uma solicitação junto ao Procon de Taboão sem a necessidade de se deslocar até aqui. Logo mais também estaremos em uma nova sede, na Subprefeitura do Pirajuçara, o que facilitará o acesso dos moradores aos serviços”, declara.

No ano passado ao Procon de Taboão da Serra formalizou 701 Cartas de Informação Preliminar (CIP). Isto é, ofícios encaminhados às empresas para que tenham ciência que de uma queixa foi registrada junto ao órgão e solicita esclarecimentos a cerca do assunto. Segundo o órgão municipal a quantidade é pequena diante do tamanho da população de Taboão da Serra, por isso a necessidade de implantar novos sistemas e estratégias.

A supervisora do Procon de Taboão da Serra, Gabrielle Tristão, explica que o Procon é um órgão administrativo, cujo papel é mediar conciliações nas relações de consumo. “A gente faz a mediação com a empresa para tentar ou solucionar o problema do consumidor, tudo isso seguindo o Código de Direito de Defesa do Consumidor. Então, atuamos em questões relacionadas às quebras das relações de consumo, como problemas com concessionárias como a Enel, Sabesp, empresas de telefonia, bancos físicos ou on-line, compras realizadas pela internet ou pessoalmente que não foram entregues ou que formam entregues em desacordo”, explica. “Também oferecemos algumas orientações jurídicas. A população, em geral, carece de informações sobre seus direitos então, mesmo que não seja uma relação de consumo, podemos orientar quais órgãos a pessoa pode procurar, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Juizado Especial Cível (antigo Pequenas Causas), para o CeJusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) ou mesmo para a Defensoria Pública”, complementa.

Hoje o Procon de Taboão da Serra está localizado na Praça Miguel Ortega, 280, no Parque Assunção. O atendimento aos munícipes é realizado presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Para abrir uma CIP, basta comparecer munido dos seguintes documentos:

  • Cópia do RG, CPF ou carteira de habilitação;
  • Cópia do comprovante de residência (em nome do consumidor)
  • Nota Fiscal, Pedido, Ordem de Serviço, Contrato, Boleto, Faturas ou documentos que comprovem a relação de consumo;
  • Endereço ou CNPJ do Fornecedor;
  • Procuração (se for o caso; disponibilizada pela Procon);
  • No caso de Procuração: cópias do RG e CPF do Procurador

Serviço:
Procon de Taboão da Serra
Praça Miguel Ortega, 280 – térreo, Parque Assunção
Telefone: 4788-5417 | 4786-2987 | 4786-2986
procon@ts.sp.gov.br
Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h





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